O número do chassi e as placas  não podem ser alteradas.

 

Um veículo é identificado por caracteres gravados no chassi ou no monobloco, definindo o fabricante, suas características e  ano de fabricação.

As regravações, quando necessárias, dependerão de prévia autorização da autoridade de trânsito e somente serão processadas por estabelecimento credenciado,  mantida a mesma identificação anterior.

Conduzir o carro com o lacre, a inscrição do chassi, a placa ou qualquer outro elemento de identificação violado ou falsificado é infração gravíssirna.

Um veículo é identificado externamente com placas dianteira e traseira. Os caracteres das placas são individualizados  e o acompanharão sempre, mesmo que se faça a transferência de município ou estado.Em caso de furto, será montado um processo para  confecção de um novo par de placas. Somente nos casos de baixa definitiva do registro do veículo elas serão recolhidas pelo Detran juntamente com a parte da gravação da identificação do chassi, sendo assim fica vedado seu reaproveitamento.

Uma curiosidade: Qual o significado dos dígitos da numeração de chassi dos automóveis?

A partir de 1995 os veículos sofreram alteração em sua composição de chassi. Observe este exemplo do número de um chassi VolksWagen.

9BWZZZ377ST000011

Digito 1 (9): Representa a Região Geográfica - Continente
9 = América do Sul
Digito 2(B): Representa o País de Origem - País
B= Brasil
Digito 3(W): Representa o Fabricante
W = Volkswagem do Brasil
Digitos 4 a 6: Sem Definição
Digitos 7 a 9: Representam o Modelo do Veículo
377=Gol, 113=Fusca, 221= Kombi Furgão, 231= Kombi SI, 261=Kombí Pick-Up, 271=Kombi Ambulância
Digito =10 Representa o Ano de Fabricação
S=1995
Digito 11: Representa o Local de Montagem
T= Taubaté, P= São Bernado do Campo
Digitos 12 a 17: Sequência de Produção